sábado, 21 de fevereiro de 2015

The Ballad of Wilhelm Fink - A música esquecida do Green Day

É meu amigos, e eu jurando que conhecia todas as músicas da discografia do Green Day de ponta a ponta. Vasculhando nessa imensidão que é a internet me dei conta que estava errado. A menor música que Billie escreveu (cerca de 32 segundos) é um acústico de amor estilo Trilogia, e se chama ''The Ballad Of Wilhem Fink''

Mesmo sendo uma canção relativamente pequena, a letra conseguiu contar uma história de romance, liberdade, paixão, humor e beleza, tudo que uma música do iDos! tem direito. Muitas pessoas, se não todas, não faziam ideia que essa música existia (inclusive eu, como deixei claro no parágrafo passado). E consegui umas informações legais sobre ela, então vamos ao que interessa. A ''Balada de Wilhem Fink'' foi escrita em meados dos anos '90, e tocada muito raramente na turnê Warning de 2001, com 6 aparições ao vivo confirmadas:
Se por um acaso o player não aparecer, esse é o link do vídeo: The Ballad Of Wilhem Fink- Live in Toronto, 2001

Fico um tanto decepcionado comigo mesmo por nunca ter ouvido falar dessa música antes, já que ela até chegou a ser lançada oficialmente. Short Musics For Short People  é uma compilação de músicas curtas de vários artistas, lançada pela gravadora independente Fat Wreck Chords em 1999. A idéia original veio do fundador e baixista do NOFX, Fat Mike. Ela é composta de 101 músicas que têm por volta de 30 segundos pelos mais diversos artistas de punk rock. E na faixa de número 28, The Ballad Of Wilhem Fink - Green Day ajuda a engrandecer a beleza da contracapa. No set também estão as turminhas da pesada Blink 182 e The Offspring.

Agora nada mais justo do que escutar essa maravilha:

Letra:
A Balada de Wilhelm Fink
Disse que eu iria encontrá-la
Na Berkeley Marina
03:00, quando ninguém estiver por perto

Tudo o que tenho em mente
É um jarro de vinho Farm Boone 
Quebrar uma garrafa no estacionamento

Mas, considerando a nossa sorte
Nós vamos ser presos pela polícia
Em vez de sexo, vamos ir para a cadeia
Outra lição aprendida e falhada


Que lindeza é essa Berkeley Marina
Profundo, não? Agora vamos para a parte divertida: teorias da conspiração. Ou quase isso. Bem, em primeiro lugar, Berkeley Marina citada na música é um lugar real, para não perder o costume. Localizada no litoral ao oeste de Berkeley, é um lugar cheio de portos e que dizem ser bonito. Tá, não é lá
Gottfried Wilhem Fink
grande coisa. Vamos passar para a conspiração de verdade. Coincidência ou não, Wilhem Fink é uma pessoa real. Gottfried Wilhem Fink foi um musicologista alemão, famoso por suas canções (geralmentes reunidas em compilações), e baladas. Sim. Baladas. ''A Balada de Wilhem Fink'' não pode ter sido mera coincidência, não tem como!

Billie tinha um certo carinho por esse nome Wilhem Fink, inclusive usando como pseudônimo várias vezes em sua carreira, o que leva a outra teoria conspiracionista (ou não). As músicas ''27'', ''Anniversary Song'' e ''New Blood'' do Pinhead Gunpowder, projeto paralelo de Billie, foram escritas por alguém chamado ''Wilhem Fink'' (quem será?). Sem falar que no LP do The Frustators, Bored In The USA (2000), eles agradecem a Wilhem Fink pelo nome do disco. Ah, mencionei que The Frustators é um projeto paralelo do Mike?

Fink
Mas o que mais ajudou a aumentar a popularidade do nome Wilhem Fink com certeza foi o The Network. O projeto paralelo do Green Day conta com Van Gough no baixo e vocal, The Snoo  na bateria, Balducci na guitarra rítmica, Z no teclado, Captain Underpants no keytar, e claro, Wilhem Fink, ou comumente chamado apenas de Fink, na guitarra. Ele nada mais é do que Billie com uma touca tamanho GG rasgada na cabeça, e ele jura até hoje que Fink e Billie Joe, assim como o The Network e o Green Day, são pessoas totalmente diferentes. Billie, de boa, você precisa urgentemente de aulas de disfarce com o Clark Kent, por que tá difícil a situação. Todo mundo sabe que é você cara, desiste.
Uma prova de que é Billie por trás da máscara é o excesso de viadagem dessa foto


Éééééé... por hoje é só . Talvez você já tenha ouvido essa música, mas tenho quase certeza que não sabia dessas informações que eu tive que visitar o Google várias vezes para achar. 
Como sempre, qualquer sugestão, elogio, xingamento e mimimis em geral, só comentar aí embaixo ou mandar uma mensagem para a nossa página no Facebook.
Até a próxima e durmam com os Wilhem Finks