sábado, 31 de maio de 2014

O misterioso lugar de gravação de Basket Case

Todo fã de Green Day que se preze tem que ter assistido o clipe de Basket Case pelo menos uma vez na vida. Basicamente, no vídeo aparece os membros da banda tocando no meio de um monte de pessoas em preto e branco e com máscaras que mais parecem bebês com coqueluche (o que eu não entendo até hoje). Até aí você pode pensar que tudo foi gravado num estúdio normal e blá, blá, blá. Mas na real, o clipe foi gravado numa clínica psiquiátrica de verdade.

O tal lugar se chama Agnews Developmental Center, em Santa Clara, Califórnia. Também chamado de Agnews Insane Asylum, era um centro de tratamento de pessoas com problemas mentais. Hoje está fechado, e quando os integrantes foram lá em 1994 para gravar, encontraram arranhões profundos nas paredes, prontuários velhos, moldes dentários espalhados, etc. Mas pra entender o por que de eles escolherem esse lugar ao invés de um confortável estúdio com ar-condicionado e tudo mais, precisamos entender primeiro o significado da música.

Pra começar, se você acha que ''Basket Case'' significa ''Cesta de Basquete'', por favor, feche o blog e se jogue na frente de um ônibus. Basket Case é uma expressão que pode ser traduzida como ''Caso Perdido'', e quando Billie escreveu ela, ele tava passando por uma crise de ansiedade e paranoia. ''A única maneira que eu achei de resolver esse problema era escrever uma música sobre ele'' -Billie 
Tudo na música reflete instabilidade mental, ser oprimido (''Eu fui numa prostituta/ mas ela disse que minha vida é um saco/ E parar de reclamar por que estava deixando ela pra baixo''')  dúvida, baixa-estima, auto-contradição, confusão mental ( como por exemplo, nos versos ''Eu estou  paranoico?/ Ou eu estou só chapado?'' ) Resumindo, se trata de de paranoia, ataques de ansiedade, e sensação de estar ficando louco. E qual é a melhor forma de representar isso num clipe? Gravar tudo num lugar igualmente paranoico e estranho, é claro!

HUEHEUAHUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEHEU
Eu falei que era assombrada? Não? Pois é assombrada sim. Se você sabe história, você deve se lembrar do terremoto que teve na Califórnia em 1906. O prédio já existia nessa época e foi abalado pelo terremoto, matando 117 pessoas entre médicos e pacientes. Sabe o que é o mais macabro disso tudo? Os corpos foram enterrados no quintal do estabelecimento. Desde então dizem que se ouve gritos, risadas, choros, do que parecem ser dos pacientes mortos lá. Também já registraram aparições de almas, alguns lugares ficarem muito frios de repente, portas abrindo sozinhas...enfim coisa do capiroto mesmo. E duas garotas desocupadas até fizeram uma investigação lá:

Ah, e também, caso não saiba, todo o clipe foi gravado em
preto e branco, sendo colorido depois, com uma técnica super cara. Isso explica as cores surreais dos cenários. Mas também ajudou a dar um ar de nóia, por que como todo mundo sabe, o BJ era uma chaminé de maconha nessa época, e  a música também é sobre estar chapado. 

Pra finalizar, vou deixar o clipe aqui, pra quem sabe, você assisti-lo com outros olhos a partir de agora:
Foi tudo por hoje. Eu sei que a matéria tá meio chata e sem graça, mas meu dom de achar graça em tudo foi dar uma volta hoje. Ultimamente eu tô sem muitas idéias para matérias, então se tiver alguma sugestão, comenta aí embaixo.
Vlw Flws

Fontes:

2 comentários:

  1. Ótima matéria, ficou bem completa com as imagens, videos e explicações

    ResponderExcluir
  2. Melhor banda do mundo sem noia

    ResponderExcluir