domingo, 14 de dezembro de 2014

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM DAVE E.C

Não, não é uma piada. Nós da Green Day das Antigas conseguimos entrar em contato com Dave E.C, que concordou em nos ceder uma entrevista exclusiva! Dave foi o segundo baterista do Green Day, estando na banda entre a saída de Al Sobrante e a entrada de Tré Cool, em 1990. Ele contou algumas coisas da sua estadia no Green Day e de sua vida pessoal. Segundo ele próprio, fomos os primeiros a entrevistá-lo sobre o assunto, portanto contém algumas informações exclusivas abaixo:

✻✻✻

Como você se juntou ao Green Day? Você foi até eles ou eles foram até você?
Bem, minha história com o Green Day é um pouco estranha, grande parte dela na verdade não foi tocando música com eles, visto que eu era só mais um apoiador da banda que começava a fazer sucesso. Em um certo ponto eles estavam lutando para entrar em acordo com o seu baterista na época, "Al". Eu já tinha tocado com Billie Joe antes, num projeto paralelo que incluía Jesse Michaels do Operation Ivy e Pete Rippins do Crimp Shrine, Billie e eu.Na verdade nós escrevemos uma música que mais tarde seria 2000 Lights Years Away. Mas para responder a sua pergunta, a banda veio até mim.

Então você diz que ‘2000 Lights Years Away’ foi escrita para esse projeto paralelo?
Sim, basicamente Billie Joe e eu escrevemos a música durante um ensaio ao lado da bilheteria da Gilman Street, por que lá era onde nós costumávamos ensaiar. Mas nós só escrevemos a música, mais tarde Billie pegou a canção e a levou para o Green Day

Então foi por isso que você recebeu os créditos de ‘2000 Lights Years Away’ do Kerplunk! Você ajudou Billie a escrever a música, mas você ajudou a escrever algum riff de bateria?
Sim, eu ajudei, porém eu não levei os créditos pela incrível bateria do Tré Cool. Mas eu era mais bonito!

Mas sobre esse projeto paralelo, você se lembra do nome?
Nós nunca tivemos um nome para o tal projeto, na verdade, o projeto durou pouco tempo, nós escrevemos umas cinco músicas. O vocalista, Jesse Michaels, disse que a banda iria ficar muito grande muito rápido e não queria ter nada a ver com essa histeria de tocar num ‘’Super-grupo Punk Rock’’Na época eu achei que era um motivo estranho, mas pensando nisso agora eu entendo o seu ponto de vista, e infelizmente, na época, eu não pensava da mesma forma. Mas todo mundo estava de boa com aquilo, e eu considero todos que fizeram parte desse projeto como amigo.

Você conhecia Billie e Mike antes de entrar no Green Day ou você os conheceu quando eles precisavam de um baterista?
Eu trabalhava com o Green Day, agendando shows para eles na Gilman Street bem antes de eles me pedirem para tocar com eles. Eu era um fã como qualquer outro.

Você tocou algum show enquanto na banda?
Eu nunca acabei tocando um show com eles. Enquanto eu ensaiava com eles, decidi ir em outra direção, e eles seguiram em frente sem mim, então eu nunca toquei um show com o Green Day.

Afinal, foi você quem resolveu sair da banda, não eles que te expulsaram, certo?
O sentimento era mútuo, mas eu acho que eles podiam estar um pouco desapontados comigo na época. Duvido que eles estejam arrependidos agora!

Então você saiu por que achou que você não era bom o suficiente para o Green Day, e eles pensavam do mesmo jeito, pelo o que eu entendi. Que música ou outra razão fez vocês perceberem isso?
Eu não sei por que eu pensava assim, mas eu achei que a banda deveria mudar e começar de novo comigo, eu queria que eles mudassem o nome ‘Green Day’ para outro. Eu queria começar tudo de novo e escrever músicas novas, olhando para aquele tempo agora, eu era claramente louco.

Você costumava passar muito tempo na Gilman Street, e era amigo do Green Day. É verdade que o Green Day costumava lotar o lugar quando eles tocavam lá? Quero dizer, diziam que eles eram ‘’pop demais’’ para tocar lá...
No começo eles foram informados de que eram muito ‘pop’’ para tocar lá. Uma vez que o clube fechou e reabriu, eu fui capaz de reservar seu primeiro show e muitos outros após esse. A Gilman Street foi reaberta sob uma fama de ‘’Fundação de Música Alternativa’’. Assim como a maioria das bandas, eles levaram algum tempo antes que fossem capazes de lotar o clube, mas sua popularidade cresceu muito mais rapidamente do que um monte de bandas da região, e se tornaram headliners dentro de alguns anos tocando lá.

Mas eles encheram o lugar até 1993 eu acredito... O que você pensa sobre o Green Day ter assinado com uma gravadora major (Reprise) naquele ano?
Eu tenho uma visão um tanto não convencional quando se trata de "valores punk rock" que são atribuídos a nós quando somos jovens. Eu realmente nunca pensei do Green Day como sendo uma banda punk, muito menos como uma grande banda Rock N’ Roll que foi definitivamente influenciada pelo punk rock. Eu não dou a mínima se uma banda quiser assinar com uma grande gravadora, eu não acho que os fãs têm o direito de ditar o que um artista tem que fazer com sua música. Embora muitos fãs ficassem divididos, eu fiquei muito feliz por eles.

Você disse ser um fã como qualquer um outro. Você tem um álbum preferido do Green Day?
Kerplunk!

E algum que você considera o pior?
Eu tenho que confessar que eu parei de comprar os discos depois do Insomniac. Não tenho uma boa razão, eu só parei. Eu já tenho o suficiente do Green Day em minha coleção de músicas. Se eu tivesse que escolher, talvez Nimrod? Eu também nunca foi um fã do Blatz {banda underground que tocava na Gilman}.

Após a sua saída da banda, você ainda mantém ou manteve contato com os membros?
Não muito, por respeito a sua privacidade, uma vez que eles alcançaram "status de rockstar". Deixei eles serem, eu fiz isso por respeito e nada mais, nada menos. Eu já me encontrei com Billie algumas vezes, e, ocasionalmente, ganhei um ‘’olá’’, mas agora todos eles têm famílias e empregos de boa parte do tempo como músicos.

O que você faz agora? Ainda toca em alguma banda? (adaptada da pergunta da Paula Gomes)
Atualmente, eu não estou tocando com ninguém. A última banda em que eu toquei foi uma chamada Jack Killed Jill. Eu toquei em muitas outras bandas desde então, incluindo Filth, The Wynona Ryders, Three Years Down e The Tantrums

Foi uma boa experiência fazer parte do Green Day? Como eles eram como parceiros de banda? (Adaptado da pergunta do Pedro Leal)
Minha melhor memória com o Green Day foi a minha amizade com Billie. Nós éramos ambos muito loucos por garotas quando éramos jovens. A gente também era maconheiros por tempo integral. Nós costumávamos circundar uma pista de corrida em Albany Califórnia, chamado Cougar Field. A gente caminhava ao redor da pista continuamente, fumando maconha e falando sobre as meninas.

Huumm... Sempre achei que Billie fazia esse tipo de coisa com o Mike! Mas continuando, como uma banda eles eram mais rígidos com você ou algo assim?
Eles eram uma boa combinação de trabalho duro, mas relaxante e sempre se divertindo, mas se bem me lembro, Mike era um pouco mais sério que todo mundo.

E finalmente a última pergunta: O que significa o ‘’E.C’’ no seu nome? É um apelido ou uma abreviação?
Um pouco de ambos, ganhei esse apelido do Aaron Cometbus, do Crimp Shrine. ‘E.C’ significa El Cerrito. Uma pequena cidade ao norte de Berkeley, onde eu cresci. Usavam esse apelido para especificar sobre qual Dave alguém estava falando.

✻✻✻

Gostaria de agradecer ao #GoingToHoliday por ter conseguido entrar em contato com ele primeiro e pedido a ele a nos dar a entrevista; ao #Brat, #Sassafras, #Jackass e ~Haushinka por terem me ajudado a formular as perguntas e organizar a entrevista; E, principalmente, gostaria de agradecer ao próprio Dave E.C, por ter tido a generosidade de reservar um tempo para isso.

E para os céticos que ainda duvidam que entrevistamos ele:






Grato,
-Slappy

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que entrevista foda! Parabéns aos idealizadores da entrevista, mas bom... Será que rola uma segunda parte ou é melhor não abusar? hahahhaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há nada a perguntar!!! O cara ficou pouco tempo demais para ter mais algo a querer saber. Isso foi tudo o que pudemos pensar. Então certamente não haverá parte 2

      Excluir
    2. A gente sempre fica com um gostinho de "quero mais", sabe? Sempre tem uma pergunta ou outra que fica ali na nossa cabeça, mas bom, é verdade, sua estadia no Green Day foi curta e passageira, e todas as perguntas relacionadas a isso foram respondidas. Bem, repetindo, parabéns ao idealizadores da entrevista e de toda Equipe do GDA.

      Excluir
  3. Essa equipe é mesmo demais. Parabéns pelo esforço de todos em conseguir essas raridades.

    ResponderExcluir
  4. Mano, vcs ganharam meu respeito depois dessa! Cara, só falta conseguir uma entrevista com o próprio Green Day! Matéria foda, cara namoral.

    ResponderExcluir
  5. Cara, vocês são fodas, matéria muito boa. Estão de parabéns!!!
    Agora que venha o GREEN DAY !!!! o/

    ResponderExcluir